5 HÁBITOS PARA MUDAR DE VIDA
- Taisa Echterhoff
- 5 de out. de 2020
- 4 min de leitura

2020 está sendo um ano de muitos desafios para todos nós. Seja na vida profissional ou pessoal. Por isso eu decidi trazer aqui alguns hábitos que considero fundamentais para manter a saúde mental. Podem parecer práticas simples, mas que têm um grande impacto no dia-a-dia.
1. Diversificar quem você segue nas redes sociais
Isso vai desde seguir contas de empresas que não sejam da mesma área que a sua, para não ficar constantemente comparando seu desempenho com o da concorrência, até seguir pessoas com diferentes tipos físicos, para normalizar a perspectiva do que chamamos de padrão de beleza.
Desenvolver sua auto estima e aprender a amar seu corpo podem parecer tarefas fáceis em teoria, mas para muitas pessoas é um desafio, afinal crescemos com exemplos de atores, cantores e modelos que em nada se parecem conosco. Esse é um movimento que está mudando, mas a representatividade de corpos de formatos, alturas, cores e texturas diferentes ainda é uma exceção. Obviamente o algoritmo de nossas redes sociais acaba sugerindo mais do mesmo, por isso é tão importante apoiarmos pessoas e empresas que promovam esse tipo de aceitação. Todos os tipos físicos e estilos possuem sua própria beleza.
Se as contas das redes sociais que você começou a seguir como uma fonte de inspiração hoje te trazem ansiedade, ou uma sensação de tentar sempre alcançar o impossível, tente diversificar o conteúdo que você consome. E lembre-se, qualquer alteração grave que esteja ligada à sua saúde, física ou mental, deve ter um acompanhamento profissional.
2. Caminhar ao ar livre por pelo menos 1 hora, todos os dias
Mesmo antes da quarentena, nossas vidas já giravam em torno de escritórios, luzes fluorescentes e telas de computador. E existe algo muito transformador em se permitir respirar ar puro, entrar em contato com a natureza e colocar seu corpo para funcionar. Caminhar sem a necessidade de percorrer um caminho do ponto A ao ponto B. Apenas deixando os eletrônicos no modo "não perturbe" e começando a usar seus 5 sentidos para aquilo que eles foram desenvolvidos: se conectar com o exterior. É um jeito diferente de relaxar do que ficar largado no sofá assistindo televisão.
Descobrir sua própria cidade, espaços agradáveis, novos bairros e parques, pode trazer de volta aquela sensação de ser turista sem ter que pegar um avião.
Uma hora pode parecer bastante coisa, mas quanto mais você se permitir, mais verá os resultados na sua rotina, desde a animação por descobrir novos locais até uma melhoria nas noites de sono.
3. Trate a si mesmo como você trataria seu melhor amigo.
Pense em algumas das coisas que você diz inconscientemente para si mesmo, como você se cobra. Frases do tipo "você deveria perder peso", "você deveria ganhar peso", "você provavelmente não será contratado, existem muitas pessoas melhores que você no mercado", "tal pessoa não vai querer sair com você pois você é feio". Agora pense em seus familiares ou seus amigos, como você reagiria se um estranho dissesse essas palavras para eles? Se isso te deixaria irado e frustrado por alguém machucar as pessoas que você ama, mas faz sentido dizer para si mesmo, algo está errado.
Você precisa ser seu melhor amigo, afinal você vai conviver consigo mesmo por toda a sua vida. Aproveite a sua própria companhia, tenha em mente quais são seus melhores atributos, suas qualidades! E se permita trabalhar nos seus defeitos com doses iguais de carinho e dedicação.
4. Se livrar de coisas que você não precisa.
Não é segredo nenhum o quanto eu AMO fazer uma limpa em roupas, objetos, qualquer tipo de tralha ou cacareco que não tenha um grande valor emocional e só sirva para acumular poeira. Se você ainda não leu Marie Kondo, recomendo fortemente o livro A Mágica da Arrumação e, se quiser ainda mais conteúdo, assista o programa dela no Netflix.
Mas não é necessário ser um acumulador compulsivo para se beneficiar da alegria que é ter uma casa mais organizada, com itens que realmente são úteis e desejados por você.
Um espaço bagunçado às vezes reflete uma mente bagunçada. E é comprovado que um ambiente bagunçado nos estressa no dia-a-dia.
5. Praticar a gratidão
Esta pode parecer bem hippie para algumas pessoas, até modinha, pelo tanto que ouvimos essa afirmação em palestras, ou lemos em adesivos por aí. Mas é verdade! Estamos tão focados naquilo que desejamos alcançar, comprar, ter, que muitas vezes esquecemos do quanto já conquistamos.
Para muitas pessoas são práticas como anotar todo dia em um caderninho 3 coisas pelas quais você se sente grato (se isso funciona para você, legal, mas pra mim é diferente). É mais intelectual, mais uma questão de olhar ao seu redor, estar ciente do conforto que sua casa, ou seu trabalho, te oferece. Levar em consideração quantas pessoas não tem essa mesma coisa, que fariam de tudo para estar na sua posição, ou até mesmo quem você era há alguns anos atrás. Claro que a gente muitas vezes esperava estar mais longe, mas cada dia é uma vitória. Especialmente se você tem saúde!
Eu frequentemente me pego dizendo o quanto eu sou feliz, ou imaginando uma jornalista vindo me entrevistar e me fazendo essa pergunta: você é feliz? E todo dia, por mais que eu tenha problemas, me orgulho de poder dizer que sim. É intrínseco a quem eu sou: ser feliz. E acho que deveria ser um direito básico de todo ser humano.
Esses são alguns hábitos simples que não custam nada e você pode começar hoje mesmo. Se você tiver mais ideias de hábitos saudáveis que já pratica ou pretende começar a praticar, entra em contato comigo, ou me conta no instagram: @taisa.echterhoff ;)
Comentarios